Designa-se por Realidade Aumentada (RA) ou (AR) a integração de elementos ou informações virtuais em visualizações do mundo real através de uma câmera e com o uso de sensores de movimento como o giroscópio. O uso mais popular da realidade aumentada é o entretenimento, através dos filtros para fotos em aplicativos móveis de redes sociais e jogos como o Pokémon Go. 

Mas, mais do que as utilizações nas áreas de ensino, design de produtos, formação e arquitectura a RA é uma ferramenta indispensável no âmbito das estratégias de marketing digital.  

A realidade aumentada é sobretudo uma experiência interativa com o  mundo real, onde os objectos  são “acentuados” por informação perceptiva criada por computadores, incluindo visual, auditiva e olfatória.

O valor acrescentado da realidade aumentada (RA), reside na forma como traz componentes do mundo digital para a percepção do mundo real, e não o faz apenas dispondo visualmente as informações, mas sim através da integração de sensações imersivas que são percebidas como partes naturais de um ambiente. 

A RA é usada para otimizar ambientes naturais ou situações e oferecer experiências perceptivamente ricas e em tempo real. 

A Realidade Aumentada como ferramenta de marketing 

A Vantagem competitiva da Novidade 

Sabemos que a novidade associada pode por si só pode desempenhar um papel vital para aumentar o desejo de um indivíduo de compartilhar o seu conteúdo com os outros, seja por meio de social media sociais ou mesmo através de WOM e tem um potencial de viralização acrescido que pode ser determinante no sucesso de uma campanha.

Afinal, um conteúdo viral é inestimável e causa a rápida sensação de vício, fazendo com que os consumidores se esqueçam da concorrência 

Ajuda na personalização de conteúdo

A Possibilidade de personalizar o conteúdo de forma iterativa e dinâmica é reconhecidamente uma arma no aumento das taxas de engagement com conteúdos e na facilitação de conversão
A realidade aumentada pode desempenhar um papel enorme na personalização do conteúdo. Então, naturalmente, tornou-se a melhor ferramenta de promoção para muitas empresas.

A redução do atrito no funil de Vendas  

A Realidade aumentada altera a jornada do consumidor, na medida em que antecipa a sua interação e manipulação do produto. Ao longo de todo o funil de vendas a Realidade Aumentada reduz substancialmente o atrito da jornada de compra e acelera a conversão . 

O contacto mais realista e experiencial com os produtos, não só aumenta o seu desejo de compra, como também a segurança e certeza com que esta ocorre, logo diminui devoluções e alavanca a recompra. 

Otimiza a experiência do cliente
Usar a RA na sua estratégia de marketing é uma maneira inteligente de oferecer uma experiência única e altamente interativa aos seus clientes.

O exemplo mais óbvio é o do IKEA Place: os usuários podem economizar o tempo e a energia que seriam gastos calculando se um produto cabe ou não e, ao mesmo tempo, obtêm uma ideia melhor de como esse produto ficaria no lar deles. Ao possibilitar uma forma mais simples o planeamento das compras, o IKEA Place faz com que os utilizadores se sintam mais confiantes e aumenta a fidelização na marca. O que resulta também numa redução na devolução de produtos.

Aumentar o engagement
Você pode aumentar o engagement  incluindo a realidade aumentada na sua estratégia de marketing. A natureza interativa do marketing com realidade aumentada faz com que os utilizadores mantenham o engagement por mais tempo dado o potencial de replicação em SoMe e de viralização . A experimentação pré compra através de RA também gera um envolvimento maior com o produto. Por exemplo, a empresa de cosméticos L’Oreal criou um aplicativo, Style My Hair, que mostra como os usuários ficariam após usar os produtos da marca.

Aumenta as taxas de retenção
Outra vantagem da interatividade do marketing com realidade aumentada são as taxas de retenção maiores.

Isso pode ser útil para expandir a percepção da marca e obter mais oportunidades de monetização. De acordo com Sara Castellanos, do Wall Street Journal, a realidade aumentada oferece “ferramentas especialmente úteis para visualizar dados porque elas engajam a parte de percepção espacial do cérebro que permite que os humanos entendam conceitos complexos mais rapidamente e promovem mais retenção”.

O geotargeting pode ser usado para aumentar as vendas
Os profissionais de marketing mobile já estão usando a geolocalização como ferramenta, e RA pode dar um passo além. Por exemplo, os profissionais de marketing mobile podem usar geotargeting no marketing com realidade aumentada para que os usuários encontrem suas lojas, ao mesmo tempo que tornam a experiência mais divertida.

A RA e a personalização
Com os dados corretos, a realidade aumentada possibilita que os profissionais de marketing ofereçam uma experiência personalizada a potenciais consumidores. A personalização pode fazer bastante diferença na performance da campanha os últimos dados apontam para que em 59% dos consumidores a decisão de compra decorre da personalização.

Melhora a percepção da marca e a fidelização à marca quer no B2C e B2B
A realidade aumentada é uma ótima maneira de expandir a percepção da marca e aumentar a fidelização. Isso porque as experiências de RA são ótimas para o compartilhamento em redes sociais e têm enorme potencial de viralização. 
A realidade aumentada também pode ser um método de marketing B2B valioso. Por exemplo, demonstrações de projetos podem ser exibidas através de RA para que a contraparte possa entender melhor o que seu negócio oferece. É uma ótima forma de se destacar da multidão em conferências e exposições destacando a mensagem de forma interactiva.

Os profissionais de marketing estão cada vez mais focados no papel da tecnologia para o marketing digital. O conjunto de inovações tecnológicas, ferramentas e metodologias faz com que muitas oportunidades surjam todos os dias, transformando a maneira como as marcas se aproximam e abordam os seus consumidores. Entre elas, está a realidade aumentada, elevando a experiência do cliente a novos patamares. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Goldman Sachs, acredita-se que até 2025, o setor de realidade aumentada aplicada à experiência do cliente crescerá ao ponto de atingir a fatia de 80 bilhões. 

Na DBX  temos esta consciência e visão por isso unimos as novas tecnologias às melhores ideias de marketing integrado. 

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